Fisiologia dos Tendões

Fisiologia dos Tendões

 

A principal função dos tendões é transmitir forças do músculo para o osso e absorver forças externas para evitar lesões no músculo. Como o tendão passa de um tecido muito flexível (o músculo) para um tecido rígido com sulcos (o osso), esse papel pode se tornar muito difícil, o que pode resultar em tensão concentrada no local de fusão dos tecidos. Este pode ser um local comum de lesão.

Fisiologia dos Tendões

A composição do tendão agora não é considerada a mesma, a pesquisa descobriu que o próprio tendão pode ser mais estriado em algumas partes e mais flexível e elástico em outras para superar essa concentração de tensão e risco de lesão. Cada tendão será diferente em todo o corpo, dependendo da taxa em que são tensionados. O comportamento do colágeno dentro do tendão depende dos tipos intramoleculares, quantidade e ligação.


Confira tambem

Teste de Yeoman


Acredita-se agora que as fibras de colágeno do tendão em repouso estão organizadas em um padrão ondulado; quando o tendão é colocado sob tensão de até 2%, acredita-se que as fibras e fibrilas se aplainem. Para além disso, diz-se que as fibras são puxadas para um padrão mais paralelo e linear.

Fisiologia dos Tendões
Se a deformação permanecer abaixo de 4%, as fibras e fibrilas mostraram recuar ao seu estado normal de repouso, mas deformação maior que 8-10%, há evidências que sugerem que ocorre dano microscópico. À medida que a tensão nas fibrilas continua, a lacuna entre as moléculas aumenta e, quando o recuo, elas não voltam ao alinhamento normal, podem se tornar desorganizadas, emaranhadas e agrupadas. Deformações acima de 8% podem levar à falha e ruptura completas. Isso é demonstrado claramente no gráfico da curva de tensão-deformação de um tendão.

O que são tendões?

Tendão , tecido que liga um músculo a outras partes do corpo, geralmente ossos . Os tendões são os tecidos conjuntivos que transmitem a força mecânica da contração muscular aos ossos; o tendão está firmemente conectado às fibras musculares em uma extremidade e a componentes do osso na outra extremidade. Os tendões são notavelmente fortes, tendo uma das maiores forças de tração encontradas entre os tecidos moles. Sua grande resistência, necessária para suportar as tensões geradas pela contração muscular, é atribuída à estrutura hierárquica, orientação paralela e composição tecidual das fibras tendíneas.

Confira esse artigo sobre lesões no tendão

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar os resultados em longo prazo das rupturas dos tendões extensores do joelho usando instrumentos de medida exata.

Métodos

Os resultados dos pacientes tratados para ruptura do tendão extensor com um seguimento mínimo de 10 anos foram revistos. As análises de eletromiografia (EMG) e tridimensional (3D) da marcha foram realizadas e comparadas com o lado saudável de cada paciente e com os padrões de marcha de 20 controles saudáveis. As pontuações dos resultados funcionais foram avaliadas usando a pontuação de Lysholm e Pontuação de Resultado de Lesões no Joelho e Osteoartrite (KOOS).

Resultados

Após uma média de 13,4 ± 3 anos, 23 pacientes estavam disponíveis para acompanhamento. O escore Lysholm médio foi de 86,6 e o ​​KOOS foi de 78,1. A análise da marcha não mostrou grandes diferenças cinemáticas entre esses pacientes em comparação com controles saudáveis. No teste de agachamento, a amplitude média do pico do músculo reto femoral foi significativamente menor no lado lesado do que no lado saudável (140,21 ± 66,13 μV vs. 168,25 ± 91,77 μV; P  = 0,01). Os picos médios dos sinais EMG vasto lateral e medial também foram menores no lado lesionado ( P  = 0,63; P = 0,08). Correspondentemente, a circunferência da coxa a 20 cm e 10 cm acima do joelho foi significativamente menor no lado lesado. Um paciente apresentou rerruptura após reparo do tendão patelar.

Conclusão

No seguimento de longo prazo, os pacientes alcançaram bons resultados clínicos e exibiram padrões de marcha principalmente fisiológicos após a ruptura dos tendões extensores do joelho. No entanto, os músculos da coxa mostraram hipotrofia e uma amplitude de sinal EMG significativamente menor durante uma tarefa de alta intensidade no lado

Clique aqui e veja esse artigo original em inglês

Conteúdos relacionados

A fisioterapia pélvica no tratamento de mulheres portadoras de vaginismo

Fisioterapia pélvica no tratamento do vaginismo: revisão de literatura

The pelvic-floor physical therapy for the treatment of woman suffering from vaginismus

 

R E S U M O

O vaginismo é uma desordem sexual caracterizada por espasmos involuntários persistentes ou recorrentes da musculatura perineal e que interferem na relação sexual, levando ao comprometimento das relações interpessoais e conjugais da mulher. A fisioterapia é um recurso terapêutico recente na área da urologia e ginecologia e ainda são raros os estudos os quais abordam este tratamento para o vaginismo. Por causa disso, objetivou-se pesquisar a importância da fisioterapia pélvica e os recursos utilizados no tratamento de mulheres portadoras de vaginismo. Foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como base de dados Lilacs, PubMed e SciELO e incluindo teses, documentos legais e livros sobre o tema, entre os anos de 2001 e 2014. Quanto ao manejo da problemática, o fisioterapeuta se encontra preparado para abordar e tratar a queixa, pois é envolto de vários recursos e técnicas para compreender e abordar o vaginismo, ressaltando a importância do diagnóstico e de uma avaliação completa. Concluiu-se que a fisioterapia pélvica promove efeito significativo sobre a qualidade de vida e satisfação sexual de mulheres portadoras dessa desordem sexual.

Palavras-chave: Fisioterapia. Reabilitação. Vaginismo.

. A TOMEN et al. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 24(3):121-130, set./dez., 2015 122 A B S T R A C T Vaginismus is a sexual disorder characterized by persistent or recurrent involuntary spasms of the perineal muscles that interfere with sexual intercourse, leading to impairment of marital and interpersonal relationships of women. Physical therapy is a new therapeutic approach in the field of urology and gynecology and, as yet, there are relatively few studies addressing the treatment for this sexual dysfunction. As a result, the objective of this study was to discuss about the importance of physical therapy for pelvic floor disorders and also to examine the resources used in the treatment of women with vaginismus. It was held a review of articles in the databases Lilacs, PubMed and SciELO, published between 2001 and 2014; in addition to theses, legal documents and books that address the issue. The results show that concerning the management of this disturbance, the physiotherapist is prepared to address and treat this complaint. It was also found that the practitioner is surrounded by multiple resources and techniques to understand and address the vaginismus, to carry out the diagnosis as well as the assessment process. To sum up, it was concluded that the pelvic-floor physical therapy promotes significant effect on the quality of life and on the sexual satisfaction of women with this dysfunction. Keywords: Physical therapy speciality. Rehabilitation. Vaginismus.

I N T R O D U Ç Ã O

As disfunções sexuais e os distúrbios da resposta sexual podem trazer consequências para a saúde física e mental da mulher, levando à diminuição da qualidade de vida. Esses transtornos podem ser classificados em vaginismo, inapetência sexual, anorgasmia e dispareunia1 .

Vaginismo é uma desordem sexual caracterizada por espasmos involuntários persistentes ou recorrentes da musculatura perineal e que interferem na relação sexual2. Esses espasmos impedem total ou parcialmente a penetração ou introdução do pênis, dedos, tampão, espéculo ginecológico ou outros objetos no canal vaginal, o que impossibilita e dificulta o coito ou mesmo o exame ginecológico1,3. Apesar da mulher apresentar o desejo em ser penetrada, a ansiedade fóbica antes da penetração pode levar a contrações involuntárias dos músculos da pelve, dos adutores e de todo o corpo4 .

Essa disfunção é um forte fator preditivo de problemas sociais, psicológicos, psiquiátricos, ginecológicos, psicanalíticos e sexológicos3. As mulheres portadoras do vaginismo relatam dor no momento ou depois da penetração e outros sintomas como náusea, sudorese, dispneia e taquicardia em decorrência do medo, da tensão e do espasmo muscular involuntário5,6.

O diagnóstico do vaginismo é feito por meio do exame físico, onde são verificadas alterações anatômicas, causas infecciosas, lubrificação inadequada e fatores psicológicos. A realização do exame torna-se dificultosa devido ao espasmo muscular decorrente da patologia5 . Os estudos sobre o tratamento do vaginismo ainda são restritos e, por se tratar de uma disfunção que se apresenta como uma desordem muscular com um componente eminentemente cinesiológico-funcional, um dos tratamentos sugeridos é a fisioterapia pélvica4,6.

A fisioterapia é um recurso terapêutico recente na área da urologia e ginecologia, por conseguinte são ainda raros os estudos que abordam este tratamento para o vaginismo7 . Ainda, a ausência de um guia de prática clínica no tratamento dessa disfunção pelo fisioterapeuta pélvico abre espaço para um consenso pouco claro na literatura atual a respeito das técnicas a serem utilizadas clinicamente para esses casos. Estas últimas observações foram, por fim, a razão do presente estudo, que objetivou levantar as técnicas mais utilizadas atualmente em fisioterapia pélvica para o tratamento do vaginismo.

M É T O D O S O estudo foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica. A coleta dos dados foi realizada nos meses de maio a julho de 2014 nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), PubMed, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), em artigos científicos, monografias, dissertações, teses, documentos legais e livros que abordam o tema. Foram encontrados artigos científicos nos idiomas inglês, português e espanhol no período de 2001 a 2014. Nas bases Lilacs, PubMed e SciELO, foram pesquisadas as palavras-chave “vaginismo”, “fisioterapia” e “reabilitação”, bem como suas variáveis em inglês. Após leitura do resumo e/ou artigos, foram excluídos os textos de revisão que abordavam outras doenças além do vaginismo, bem como todos aqueles em que a reabilitação foi baseada em métodos invasivos não praticados por fisioterapeutas. Os artigos selecionados foram analisados nos tipos de intervenção fisioterápica e nos resultados encontrados. Na base SciELO, foram encontrados 410 artigos sobre vaginismo, sendo incluídos somente 24 – 386 foram excluídos por não apresentarem tratamento fisioterápico -, 5 monografias e 3 teses. Na base PubMed, foram encontrados 25 artigos, dos quais apenas 2 foram incluídos – 23 foram excluídos por serem artigos sobre tratamento médico. Na base Lilacs, a pesquisa apontou 47 artigos, sendo incluídos apenas 4 e 43 descartados por tratarem, em sua maioria, outras doenças. R E S U L T A D O S Classificação e etiologia O vaginismo pode ser classificado em primário e secundário, segundo McGuire & Hawton8. O primário é determinado quando a mulher é incapaz de manter relações sexuais devido às contrações involuntárias da parede da vagina. Já o secundário ocorre quando a mulher eventualmente teve relações sexuais, porém não é mais hábil a mantê-las devido à mesma etiologia. É neste caso que o vaginismo, geralmente, vem acompanhado de dispareunia. Essa disfunção não possui uma causa exclusiva e sim fatores para seu desenvolvimento. Dentre eles, podem ser citados: razões religiosas, traumas de infância, escutar ou assistir os pais tendo relação sexual e abuso sexual. Tudo isso pode despertar na mulher medo de ter relação sexual3,6,9,10. De acordo com Almeida et al.1 , a etiologia do vaginismo também está ligada a causas orgânicas, como: geniturinárias, infecciosas, neurológicas, vasculares, hematológicas, problemas psicológicos e genéticos. Ademais, também são considerados fatores etiológicos drogas com efeitos diuréticos, hormonais, tranquilizantes, sedativos, hipnóticos, bem como drogas ilícitas. Dentre as causas orgânicas e de grande interesse para fisioterapia, destaca-se a fraqueza da musculatura do assoalho pélvico que, dependendo da origem (constipação intestinal, tosse crônica, elevação constante de peso), também provoca disfunções sexuais devido à redução do tônus e o trofismo da musculatura11. Segundo autores12,13, existem ainda outros fatores, como a idade, raça, idade do parceiro, nível educativo, renda, condição marital, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, exercícios físicos, paridade, uso de anticoncepcional oral, menopausa, reposição hormonal, diabetes, hipertensão, depressão, doenças cardíacas, uso de drogas, cirurgias ginecológicas e presença de outra disfunção sexual. Ressalta-se que fatores de ordem relacional, como a falta de estimulação apropriada do companheiro e a ausência de diálogo podem intervir negativamente na excitação sexual. Em um estudo14 realizado na Inglaterra com uma amostra de 979 mulheres, foi encontrada dificuldade de excitação sexual, apontando os companheiros como responsáveis. Epidemiologia Nos Estados Unidos da América, o National Social and Health Life Survey, um estudo desenvolvido A TOMEN et al. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 24(3):121-130, set./dez., 2015 124 por Laumann et al. 15 sobre as disfunções sexuais em 1.749 mulheres com idade entre 18 e 54 anos, apontou que 22% das participantes apresentavam disfunção do desejo sexual. Além disso, o estudo mostrou que essa alteração tende a decrescer com o aumento da idade. Catorze porcento da amostra exibiu perturbação da excitação sexual e 24% reportou queixas de anorgasmia. Entre 10 e 15% das entrevistadas referiu dor sexual. De acordo com um estudo realizado no Brasil por Abdo et al. 16 com uma amostra de 1.219 mulheres, foi observado que a disfunção sexual atinge 49% delas com pelo menos uma queixa, tendo 23% relatado dispareunia. Na área de fisioterapia, no estudo de Reissing et al. 17 foi citado que 10 a 15% das mulheres tiveram experiência de algum tipo de dor na relação sexual, levando à suspeita de vaginismo. Outra investigação na mesma área constatou que aproximadamente 10 a 20% das mulheres que procuram assistência devido a alguma disfunção sexual padecem de vaginismo18. Consequências para a mulher A Organização Mundial de Saúde (OMS) caracteriza a felicidade sexual como uma condição essencial para a saúde e indispensável para a qualidade de vida da população mundial. Afirma ainda que a falta de prazer pode trazer danos, como insônia, mau humor, depressão e tensão constante19. Além das consequências negativas trazidas por uma atividade sexual desagradável, como a depressão, angústias, raiva por motivos irrelevantes e brigas constantes, a mulher pode chegar a um quadro de verdadeira aversão sexual pela falta de prazer, podendo ter relações sexuais dolorosas ou mesmo evoluindo para um quadro de vaginismo20. Em geral, considera-se que a mulher pouco sabe sobre os seus órgãos sexuais, conhecendo menos ainda os músculos do assoalho pélvico e o imenso valor que representam16. Abordagem fisioterapêutica O fisioterapeuta deve iniciar sua abordagem com uma boa avaliação, identificando as queixas de sua paciente. Isso com o objetivo de descobrir a causa da disfunção4 . Deve-se solicitar informações sobre o desejo sexual, nível de excitação, grau de lubrificação a qualquer percepção na área genital durante o ato sexual e sensação de entorpecimento, capacidade de atingir o orgasmo, presença de dor no momento do ato sexual, grau de satisfação com a relação, forma como é estimulada e sentimentos de intimidade emocional no ato sexual21. Para uma avaliação determinante seguida de objetivos e condutas justificáveis, a realização do exame físico deve ocorrer e todas as etapas devem ser realizadas: inspeção no repouso e durante o movimento, palpação e provas de função muscular22. A atuação fisioterapêutica se dá ao trabalhar a musculatura do assoalho pélvico de forma a conscientizar as mulheres da contração voluntária destes músculos, estimulando seu fortalecimento e relaxamento, bem como um maior ganho proprioceptivo6,23,24. Em sua performance, esse profissional deve planejar programas específicos de intervenção para eliminação dos fatores de risco relacionados à incapacidade funcional e, dessa maneira, melhorar a qualidade de vida25. O enfoque do tratamento comumente versa sobre a avaliação e o tratamento com a terapia cognitivocomportamental, exercícios de fortalecimento muscular, terapia manual e de outras técnicas e modalidades24. Na pesquisa de Van Lankveld et al. 26 os achados constataram que a maioria dos terapeutas e das mulheres avaliaram que a cura foi alcançada quando é obtida a penetração sexual. O índice de cura baseado exclusivamente na penetração vaginal variou de 93,3 a 100,0%, mas, considerando a resposta sexual como um todo, esse índice diminuiu para 25,0%. Abdo & Fleury27 afirmam que, para a fisioterapia alcançar bons resultados no tratamento de patologias do assoalho pélvico, é necessária a cooperação das mulheres durante o tratamento. Cinesioterapia A cinesioterapia consiste na realização de exercícios perineais com objetivo de restaurar a força, Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 24(3):121-130, set./dez., 2015 FISIOTERAPIA PÉLVICA E VAGINISMO 125 função e conscientização da musculatura do assoalho pélvico, o que reflete na melhora da qualidade de vida, do estado psicológico e do bem-estar28,29. O tratamento fisioterapêutico para o vaginismo incide no relaxamento da musculatura do assoalho pélvico e dos músculos acessórios, como: adutores de coxa, obturadores internos e externos, piriforme, glúteo, abdominais e lombares. O relaxamento pode ser realizado por meio de alongamentos e de exercícios respiratórios, conforme a necessidade da paciente4 . De acordo com Bianco & Braz30, os exercícios de contração voluntária do assoalho pélvico levam a uma melhora da percepção e da consciência corporal e vascularização da região pélvica. A contração de um grupo muscular pode ser complexa, pois os músculos não estão visíveis; mas, por meio da visualização de uma representação simples da anatomia feminina, esse trabalho pode ser concretizado com êxito. Outra maneira interessante de melhorar a consciência dos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP) é solicitar que a mulher coloque os dedos sob o centro tendíneo do períneo e realize uma contração seguida de um relaxamento do mesmo31. Os exercícios de percepção local também podem ser ajudados por um espelho, pela bola terapêutica, por uma almofada pélvica e pelo fisioterapeuta, associando-os à respiração32. O aprendizado ajuda a alcançar maior controle da musculatura vaginal e esses exercícios são essenciais para o prazer sexual da mulher e do homem, pois esta pode descobrir os movimentos, a intensidade e a velocidade que mais proporcionam prazer33. Os exercícios devem feitos de varias formas e dependem dos problemas encontrados na avaliação, como a apresentação de sinergismos musculares ou contrações acessórias que evitem a contração isolada dos MAP. A posição exata da mulher centra na busca do isolamento da ação muscular do períneo, mantendo-o em posição de alongamento para melhorar a percepção da região32. Matheus et al. 34 citam que de 30 a 50% das mulheres são impossibilitadas de contrair somente o assoalho pélvico imediatamente e que a conscientização da musculatura é de difícil aprendizado. A investigação evidenciou que as participantes utilizaram de contrações acessórias, mesmo quando o ensino era de contrair somente a musculatura do assoalho pélvico, e que a consciência perineal está relacionada com o aprendizado por meio da imagem, da vivência, do movimento e da percepção dos diferentes grupos musculares perineais. Para Moreno35, a cinesioterapia do assoalho pélvico baseia-se no princípio de que contrações voluntárias recorrentes aumentam a força muscular. Esse resultado de força é obtido através da combinação do recrutamento de um grande número de unidades motoras, frequências pequenas e contrações sucessivamente mais fortes, com raras repetições diárias e aumento gradativo da intensidade da força e do tempo de contração. A cinesioterapia é o único método que não possui contraindicações. Arnold Kegel, em 1948, propôs a reeducação perineal para o tratamento da hipotonia do diafragma pélvico. O autor estudou o músculo pubococcígeo para o tratamento da incontinência urinária de esforço e constatou que a disfunção orgasmica da mulher poderia ser imposta pela redução da força muscular. O exercício de Kegel pode ser associado ao uso de cones – pequenas cápsulas introduzidas na vagina para fornecer resistência e feedback sensorial aos músculos do assoalho pélvico à medida que se contraem35,36. Estudos idênticos foram concretizados por Rett et al. 37 e Capelinni et al. 38, que empregaram exercícios do assoalho pélvico associados ao biofeedback eletromiográfico como recursos fisioterapêuticos na reabilitação perineal. Ambos descobriram melhora significativa, especialmente no que diz respeito à consciência corporal. Segundo Moreno35, a frequência do tratamento varia de duas a três vezes por semana, por um mínimo de três meses, tempo necessário para aquisição de hipertrofia e, por conseguinte, força muscular. Para conservar os resultados alcançados pela cinesioterapia, é importante que a mulher constitua um programa rotineiro após a conscientização dos grupos musculares envolvidos39,40. A TOMEN et al. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 24(3):121-130, set./dez., 2015 126 Eletroestimulação Sobre o tratamento fisioterápico baseado na eletroestimulação, Kitchen41 afirma que se trata do emprego de correntes elétricas para fortalecer e reeducar os músculos, diminuir edema, aliviar a dor e restaurar feridas. Segundo Moreno35, esse é o tratamento mais usado como complemento aos exercícios cinesiológicos e é recomendado como estímulo para despertar a consciência corporal, auxiliando a contração apropriada dos músculos do assoalho pélvico. Rossella et al. 42, ao pesquisarem os efeitos da eletroestimulação do assoalho pélvico no tratamento das dores sexuais, observaram que a capacidade de contração, bem como a capacidade de repouso e dor melhoraram, especialmente em mulheres com vaginismo. Também é possível que os efeitos positivos da eletroestimulação para a função sexual tenham ocorrido devido não só a uma maior eficácia na contração, mas a uma progressiva dessensibilização à dor. Apesar de no princípio da terapêutica a mulher se apresentar preocupada com o emprego da corrente elétrica, no transcorrer das sessões, a eletroestimulação se revelou eficiente na diminuição da dor e na percepção da contração muscular, causando grande melhora. Antonioli & Simões43 afirmam que a eletroestimulação deve ser considerada eficaz para proporcionar a conscientização do assoalho pélvico e para o reforço muscular. Sua maior vantagem é a de não apresentar efeitos colaterais quando comparado ao tratamento medicamentoso, apesar de algumas mulheres descreveram pequeno desconforto e irritação local. No estudo sobre vaginismo realizado por Seo et al. 44, a eletroestimulação foi utilizada com um aparelho eletromiográfico associado simultaneamente ao biofeedback. Fizeram parte da pesquisa 12 mulheres avaliadas ao longo de 12 semanas em sessões de 15 minutos de duração. As participantes recebiam dilatadores vaginais de silicone de vários diâmetros para prática em domicílio, sendo orientadas a fazer os exercícios de dessensibilização da região vulvar/vaginal. Aquelas que completaram o programa descreveram melhora significativa na satisfação sexual. Na pesquisa feita por Nappi et al45, empregou-se a eletroestimulação funcional em 29 mulheres com vaginismo ou dispareunia. O tratamento durou 10 semanas com sessões semanais de 20 minutos e orientações de treinos para os músculos do assoalho pélvico, os quais precisariam ser feitos em casa, durante 20 minutos, três vezes por semana. Foi observada melhora na contração e no relaxamento da musculatura de assoalho pélvico em todas as participantes e redução da dor durante a relação sexual e retorno à atividade sexual em 50% das mulheres com vaginismo. Biofeedback Biofeedback, exposto por Kegel em 1948, é basicamente todo e qualquer enfoque que o fisioterapeuta emprega para conscientizar um doente de seu corpo e suas funções através de estímulos táteis, visuais, auditivos ou elétricos. É considerado um aparelho que mede, avalia e trata as disfunções neuromusculares, sendo competente na avaliação dos músculos do assoalho pélvico por monitorar o tônus em repouso, a força, a sustentação e outros padrões de atividade. Por causa disso, é eficaz para orientar a mulher no que diz respeito à melhora das contrações voluntárias da musculatura, beneficiando a prática do relaxamento35,46,47. Essas técnicas são igualmente empregadas para conscientizar a paciente de seu corpo e suas funções. Emprega-se ainda a eletroestimulação, pois é adequada para captar as fibras musculares de uma maneira mais acelerada. No vaginismo, de acordo com a corrente utilizada, ela pode auxiliar no relaxamento e alívio da dor48,49. De todas as intervenções de fisioterapia, somente o biofeedback passou por pesquisas controladas. Autores investigaram e concluíram que há aumento do tônus e diminuição da estabilidade muscular do pavimento pélvico em síndromes de dor vulvar. Foi evidenciada 50% de eficácia na redução Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 24(3):121-130, set./dez., 2015 FISIOTERAPIA PÉLVICA E VAGINISMO 127 da dor vulvar utilizando esse método. Estudos posteriores obtiveram resultados similares50. Uma investigação coreana apontou que a estimulação elétrica combinada com biofeedback, realizada em 12 mulheres com vaginismo, revelou que as pacientes obtiveram sucesso nas relações sexuais durante e após o tratamento44. Terapia manual Terapia manual é constituída por um conjunto de métodos com intenção terapêutica ou preventiva, onde é aplicado toque ou manobra manual sobre os tecidos musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos. Na maioria das vezes, é mais empregada no alívio de tensões (mobilização de pontos gatilhos), restrição de mobilidade, desvios mecânicos ou bloqueios funcionais51. No caso do vaginismo, podem ser recomendados métodos manuais com a finalidade de desativar os pontos gatilhos, mas não devem ser a primeira opção de tratamento, pois as mulheres que têm essas patologias mencionam muita dor ao toque. O mais recomendado seria empregá-la após outro procedimento, como a eletroanalgesia, pois, dessa maneira, tem-se o alcance do alívio da dor e a retirada de tensão muscular, que são as principais causas dos sintomas6 . Segundo Prendergast et al.51, o fisioterapeuta deve analisar a existência de pontos gatilho e se estão cooperando para os sintomas. Os músculos identificados como principais determinantes de dor nos tecidos da vagina ou da vulva, por possuírem maior número de pontos gatilhos, são ísquiocavernoso, bulboesponjoso e elevador do ânus. Após a localização dos pontos gatilho, existem métodos a serem seguidos para sua diminuição, dentre elas a compressão isquêmica, onde o fisioterapeuta comprime manualmente o ponto de dor por 60 a 90 segundos ou até sentir sua liberação. Dilatadores vaginais Na técnica de dilatação gradual, são colocados dilatadores de silicone ou de material emborrachado lubrificados no canal vaginal como sondas que podem ser insufladas. Primeiramente, os dilatadores devem ser pequenos; seu tamanho deve ser aumentado gradualmente, à medida que a tolerância da mulher também aumente. A técnica de dilatação também pode ser praticada usando os dedos51,52. No momento em que os dilatadores estão inseridos na vagina, exercícios de fortalecimento da MAP podem ser realizados. Dessa maneira, o uso da técnica nos episódios de vaginismo pode cooperar para melhora do quadro, atenuando a sensibilidade à penetração e beneficiando a percepção da MAP pela mulher, o que lhe permite controle e relaxamento6 . Encontraram-se alguns estudos citando o uso de dilatadores vaginais como opção de tratamento6,25 e, no entanto, os mesmos não forneceram evidências consistentes de intervenção no vaginismo. Dessensibilização gradual De acordo com Serra10, a dessensibilização é feita de forma progressiva, para não expor a mulher a situações que causem ansiedade. Esse processo é a terapêutica mais recomendada nos episódios de vaginismo e deve ser feito por meio de massagem (digito pressão e deslizamento), onde manobras miofasciais podem ser empregadas para relaxar os MAP e facilitar a penetração4 . Da mesma maneira, Lara et al. 53, em um estudo de revisão bibliográfica, verificaram que o tratamento do vaginismo deve ser feito pela dessensibilização lenta/contínua da musculatura perineal, de forma a conseguir o relaxamento muscular e, em seguida, seu fortalecimento. Em seu estudo, Basson54 relata que a experiência da fisioterapia recomenda exercícios de dessensibilização nos casos de vaginismo. Por meio de massagem intra-vaginal, busca-se relaxar os músculos do assoalho pélvico para promover a penetração. Os resultados conseguidos com a técnica no tratamento foram consideráveis no relaxamento e na dilatação vaginal, o que justifica o seu emprego. A TOMEN et al. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 24(3):121-130, set./dez., 2015 128 C O N C L U S Ã O Os resultados do estudo demonstraram que a fisioterapia promove efeito significativo sobre a qualidade de vida e satisfação sexual de mulheres com vaginismo. Foram encontradas diversas formas de tratamento para essas mulheres, ressaltando a importância do diagnóstico e de uma avaliação completa. Compreender e abordar esse tema deve fazer parte da rotina de atendimento à saúde da mulher, contribuindo para a melhora da qualidade de vida destas pacientes. Também foi possível observar que existe a necessidade de mais estudos para a discussão do tema abordado, especialmente a organização de ensaios clínicos controlados testando e comparando a eficácia das técnicas para que a prática clínica possa realmente ser baseada em evidência e, dessa forma, mais eficaz. C O L A B O R A D O R E S A TOMEN e G FRACARO colaboraram com o levantamento dos dados, EFC NUNES colaborou na análise dos resultados e revisão geral do artigo. G LATORRE fez a orientação do projeto. R E F E R Ê N C I A S 1. Almeida NAM, Silva LA, Araújo N. Conhecimento de acadêmicas de enfermagem sobre disfunções sexuais femininas. Rev Eletrôn Enferm. 2005 [acesso 2014 maio 15]; 7(2):138-47. Disponível em: http:// www.revistas.ufg.br/index.php/fen 2. Frasson E, Graziottin A, Priori A, Dall’Ora E, Didonè G, Garbin EL, et al. Central nervous system abnormalities in vaginismus. Clin Neurophysiol. 2009; 120(1):177-22. 3. Moreira RLBD. Vaginismo. Rev Med Minas Gerais. 2013; 23(3):336-42. 4. Etienne MA, Waitman MC. Disfunções sexuais femininas: a fisioterapia como recurso terapêutico. São Paulo: Livraria Médica Paulista; 2006. 5. Brosens C, Terrasa S, Astolfi E. Actualización: vaginismo. Evid Act Pract Ambul. 2009; 12(3):102-3. 6. Pinheiro MAO. O casal com vaginismo: um olhar Gestalt-terapia. Rev IGT Rede. 2009; 6(10):91-143. 7. Girard AL. Vaginismo. In: Palma PCR, organizador. Urofisioterapia: aplicações clinicas da técnica fisioterápicas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 2ª ed. São Paulo: Personal Link Comunicações; 2014. 8. McGuire H, Hawton K. Interventions for vaginismus. Cochrane Database Syst Rev. 2001; 2:CD001760. http://doi.org/10.1002/14651858 9. Walker D. Introdução ao estudo da sexologia. 2006 [acesso 2014 nov 28]. Disponível em: http:// www.sitededanielwalker.com/p/livros.html 10. Serra M. Qualidade de vida e disfunção sexual: vaginismo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2009. 11. Moura RVA, Brito TPC. Avaliação do grau de força do assoalho pélvico em mulheres com anorgasmia secundária [monografia]. Pará: Universidade da Amazônia; 2006. 12. Thiel R, Thiel M, Palma P. Urologia feminina e medicina sexual: o que os médicos precisam saber. Prat Hosp. 2008; (56):37-9. 13. Bessa ARS. Fatores associados às disfunções sexuais entre mulheres de meia idade da região norte do Brasil [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2013. 14. Luz JAA. A fisioterapia na disfunção sexual feminina [monografia]. Barcarena: Universidade Atlântica; 2009. 15. Laumann EO, Paik A, Rosen RC. Sexual dysfunction in the United States: Prevalence and predictors. JAMA.1999; 281(6):537-44. 16. Abdo CH, Oliveira WM, Moreira ED. Prevalence of sexual dysfunction and correlated conditions in a sample of Brazilian women: Results of the Brazilian Study on Sexual Behavior (BSSB). Int J Impot Res. 2004; 16(2):160-6. 17. Reissing ED, Binik YM, Khalifé S. Does vaginismus exist? A critical review of the literature. J Nerv Ment Dis. 1999;187(5):261-74. 18. Hawton K, Catalan J. Prognostic factors in sex therapy. Behav Res Ther. 1986; 24(44):377-85. 19. Medeiros MW, Braz MM, Brongholi K. Efeitos da fisioterapia no aprimoramento da vida sexual feminina. Fisioter Bras. 2004; 5(3):188-93. 20. Rojtenberg C. Anorgasmia. 2004 [acesso 2014 abr 17]. Disponível em: http://www.sexologia.com.br/ fanorgasmia.htm 21. Veiga AP. Orgasmo: querer e poder. Rev IGT Rede. 2007; 4(6):22-31. 22. Palma PCR, Berghmans B, Seleme MR. Urofisioterapia: aplicações clinicas da técnica fisioterápicas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 2ª ed. São Paulo: AB Editora; 2014. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 24(3):121-130, set./dez., 2015 FISIOTERAPIA PÉLVICA E VAGINISMO 129 23. Moreira Junior ED, Glasser D, Santos DB, Gingell C. Prevalence of sexual problems and related helpseeking behaviors among mature adults in Brazil: Data from the global study of sexual attitudes and Behaviors. São Paulo Med J. 2005; 123(5):234-41. 24. Rosenbaum T. Physiotherapy treatment of sexual pain disorders. J Sex Marital Ther. 2005; 31(4):329-30. 25. Aveiro MC, Garcia APU, Driusso P. Efetividade de intervenções fisioterapêuticas para o vaginismo: uma revisão de literatura. Rev Fisioter Pesq. 2009; 16(3):279-83. 26. Van Lankveld J, Kuile MM, Groot HE, Melles R, Nefs J, Zanderbergen M. Cognitive-behavioral therapy for women with lifelong vaginismus: A randomizae witing-list controlled trial of efficacy. J Consult Clin Psychol. 2006, 74(1):168-78. 27. Abdo CHN, Fleury HJ. Aspectos diagnósticos e terapêuticos das disfunções sexuais femininas. Rev Psiquiatr Clín. 2006; 33(3):162-7. http://dx.doi.org/ 10.1590/S0101-60832006000300006 28. Rett MT. Incontinência urinária de esforço em mulheres no menacme: tratamento com exercícios do assoalho pélvico associados ao biofeedback eletromiográfico [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2004. 29. Barbosa LMA, Lós DB, Silva IB, Anselmo CWSF. The effectiveness of biofeedback in treatment of women with stress urinary incontinence: A systematic review. Rev Bras Saúde Mater Infant. 2011; 11(3):217-25. 30. Bianco G, Braz MM. Efeitos dos exercícios do assoalho pélvico na sexualidade feminina. Universidade do Sul de Santa Catarina; 2004 [acesso 2014 maio 15]. Disponível em: www.fisiotb.unisul.br./Tccs/04b/ geovana/artigogeovanabianco.pdf 31. Piassarolli VP, Hardy E, Andrade NF, Ferreira NO, Osis MJD. Treinamento dos músculos do assoalho pélvico nas disfunções sexuais femininas. Rev Bras Ginecol Obstet. 2010; 33(5):234-40. 32. Henscher U. Fisioterapia em ginecologia. São Paulo: Santos; 2007. 33. Fluckiger K. Mulher e orgasmo. [acesso 2014 ago 13]. Disponível em: http://www.escelsanet.com.br/ sitesaude/artigos_cadastrados/artigo.asp?art=732 34. Matheus LM, Mazzari CF, Mesquita RA, Oliveira J. Influência dos exercícios perineais e dos cones vaginais, associados à correção postural, no tratamento da incontinência urinária feminina. Rev Bras Fisioter. 2006; 10(4):387-92. 35. Moreno AL. Biofeedback. In: Moreno AL. Fisioterapia em uroginecologia. Barueri: Manole; 2004. 36. Santos IA. Tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária em pacientes submetidos a prostatectomia radical: revisão de literatura [monografia]. São Luís: Faculdade Santa Terezinha; 2004. 37. Rett MT, Simões JÁ, Herrmann V. Incontinência urinária de esforço em mulheres no menacme: tratamento com exercícios do assoalho pélvico associados ao biofeedback eletromiográfico. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005; 27(4):228. 38. Capelinni MVMA, Riccetto CLZ, Palma PCR. Tratamento da incontinência urinária de esforço com biofeedback: análise objetiva e impacto sobre a qualidade de vida. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005; 27(4):230. 39. Freitas F, Menke CH, Rivoire WA, Passos EP. Rotinas em ginecologia. 5ª ed. Porto Alegre. Artmed; 2006. 40. Baracho E. Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2012. 41. Kitchen S. Eletroterapia prática baseada em evidências. São Paulo: Manole; 2003. 42. Rossella EM, Ferdeghini F, Abbiati I, Vercesi C, Farina C, Polatti F. Electrical Stimulation (ES) in the management of sexual pain disorders. J Sex Marital Ther. 2003; 29(1):103-10. 43. Antonioli RS, Simões D. Abordagem fisioterapêutica nas disfunções sexuais femininas. Rev Neurociênc. 2010; 18(2):267-74. 44. Seo TJ, Choe JH, Lee WS, Kim KH. Efficacy of functional electrical simulation-biofeedback with sexual cognitive-behavioral therapy as treatment of vaginismus. J Urol. 2005; 66(1):77-81. 45. Nappi RE, Ferdeghini F, Abbiati I, Vercesi C, Farina C, Polatti F. Electrical Stimulation (ES) in the management of sexual pain disorders. J Sex Marital Ther. 2003; 29(Suppl. 1):103-10. 46. Nagib ABL. Avaliação da sinergia da musculatura abdomino-pélvica em nulíparas com eletromiografia e biofeedback perineal. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005; 24(4):210-5. 47. Nolasco J, Martins l, Berquo M, Sandoval RA. Atuação da cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica. Rev Digital. 2008 [acesso 2014 dez 2]; 12(117). Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd117fortalecimento -muscular-do-assoalho-pelvico-feminino.htm 48. Grosse D, Sengler J. Reeducação perineal: concepção, realização e transcrição em prática liberal e hospitalar. São Paulo: Manole; 2002. 49. Etienne AM, Waitman CM. Disfunções sexuais femininas: a fisioterapia como recurso terapêutico. São Paulo: LMP; 2006. 50. Bergeron S, Binik YM, Khalife S, Pagidas K, Glazer HI, Meana M, et al. A randomized comparison of group cognitive-behavioral therapy, surface electromyographic</ericarneiro@yahoo.com.br>

Conteúdos relacionados

O que é Liberação Miofascial

O que é Liberação Miofascial

A liberação miofascial é uma técnica prática segura e muito eficaz, que envolve a aplicação de uma suave pressão sustentada nas restrições do tecido conjuntivo de Myofascial para eliminar a dor e restaurar o movimento. Este “elemento de tempo” essencial tem a ver com o fluxo viscoso e o fenômeno piezoelétrico: uma baixa carga (pressão suave) aplicada lentamente permitirá que um meio viscoelástico (fascia) se alongue.

Trauma, respostas inflamatórias e / ou procedimentos cirúrgicos criam restrições de Miofascial que podem produzir pressões de tração de aproximadamente 2.000 libras por polegada quadrada em estruturas sensíveis à dor que não aparecem em muitos dos testes padrão (raios-x, mielografos, varreduras de CAT, Eletromiografia, etc.)

O uso de Myofascial Release nos permite examinar cada paciente como um indivíduo único. Nossas sessões de terapia individuais são tratamentos práticos durante os quais nossos terapeutas utilizam uma multiplicidade de técnicas de liberação miofascial e terapia de movimentos. Promovemos a independência através da educação na mecânica e no movimento do corpo, na instrução de auto tratamento, no aprimoramento da força, na flexibilidade aprimorada e na percepção e consciência do movimento.

Tratamento prático

Cada sessão de Tratamento de liberação de Myofascial é realizada diretamente na pele sem óleos, cremes ou máquinas. Isso permite que o terapeuta detecte com precisão as restrições fasciais e aplique a quantidade apropriada de pressão sustentada para facilitar a liberação da fáscia.


Veja outras informações sobre:

A eficácia das mobilização neural no tratamento de condições musculoesqueléticas

Você Sabe o que é Mobilização Neural?

Curso de Mobilização Neural


O que é a Fáscia

Fáscia é um sistema especializado do corpo que tem uma aparência semelhante a uma tela de aranha ou uma camisola. Fáscia é muito densamente tecida, cobrindo e interpenetrando todos os músculos, ossos, nervos, artérias e veias, bem como todos os nossos órgãos internos, incluindo coração, pulmões, cérebro e medula espinhal.

O aspecto mais interessante do sistema fascial é que não é apenas um sistema de coberturas separadas. Na verdade, é uma estrutura contínua que existe da cabeça aos pés sem interrupção. Desta forma, você pode começar a ver que cada parte do corpo inteiro está conectada a qualquer outra parte pela fáscia, como o fio em uma camisola.

Trauma, respostas inflamatórias e / ou procedimentos cirúrgicos criam restrições de Myofascial que podem produzir pressões de tração de aproximadamente 2.000 libras por polegada quadrada em estruturas sensíveis à dor que não aparecem em muitos dos testes padrão (raios-x, mielografos, varreduras de CAT, Eletromiografia, etc.) Uma porcentagem elevada de pessoas que sofrem com dor e / ou falta de movimento pode estar tendo problemas fasciais, mas não são diagnosticados.


Veja abaixo um Artigo completo sobre a Liberação Miofascial


Liberação Miofascial - O que é a Facia

Minha experiência mostrou que muito do que você e eu fomos ensinados tem sido conhecido por ser obsoleto por cerca de setenta anos! Apesar do fato de que a informação foi conhecida como desatualizada, ainda está sendo ensinado na maioria das escolas médicas, dentárias e terapêuticas, levando à frustração de resultados temporários e a um sistema de saúde à beira da falência e do colapso.

É hora de mudar e atualizar o nosso paradigma, que é um conjunto compartilhado de pressupostos, um modelo de realidade. O modelo de realidade da nossa sociedade é lógico, mas um paradigma terrivelmente falho e incompleto.

Espero compartilhar com vocês os princípios que desenvolvi da minha experiência pessoal com a dor e obtidos de pacientes de todo o mundo ao longo de décadas. Exploraremos um novo e emocionante paradigma do sistema Myofascial que está emergindo e os conceitos importantes de piezoelétrica, fibra óptica, mecanotransdução, dinâmica de fluidos, física quântica, geometria fractal, complexidade e teoria do caos e consciência celular.

A Fascia desempenha um papel importante no suporte e função de nossos corpos, já que envolve e se liga a todas as estruturas. No estado saudável normal, a fáscia é relaxada e ondulada na configuração. Possui a capacidade de esticar e mover-se sem restrições. Quando se experimenta trauma físico, trauma emocional, cicatrização ou inflamação, no entanto, a fascia perde sua flexibilidade.

 Torna-se apertado, restrito e uma fonte de tensão para o resto do corpo.

Trauma, como uma queda, acidente de carro, latiro cervical, cirurgia ou apenas a habitual postura pobre e lesões de estresse repetitivo têm efeitos cumulativos no corpo. As mudanças causadas pelo trauma no sistema fascial influenciam o conforto e a função do nosso corpo.

 As restrições físicas podem exercer pressão excessiva causando todos os tipos de sintomas que produzem dor, Dores de cabeça ou restrição de movimento.

 As restrições Fascial afetam a nossa flexibilidade e estabilidade, e são um fator determinante na nossa capacidade de suportar o estresse e realizar atividades diárias.

 

Confira esse artigo completo sobre a Liberação Miofascial

 

Efeito da liberação miofascial dos isquiotibiais na amplitude do movimento do quadril

sedentarismo e as posições antálgicas podem gradativamente gerar restrições e encurtamento fasciais e musculares. A liberação miofascial devolve a flexibilidade e elasticidade da fáscia, tendo, portanto, grande capacidade de alterar a amplitude de movimento corporal. Dessa forma, este estudo foi realizado com o objetivo de verificar o efeito da liberação miofascial dos isquiotibiais na amplitude de movimento do quadril com a perna estendida em mulheres sedentárias. Foram selecionados 40 estudantes da EBMSP foram randomizadas em dois grupos de 20 cada. O grupo 1 foi submetido à técnica de liberação miofascial dos isquiotibiais e o outro foi o grupo controle (Grupo 2). Os dois grupos realizaram a goniometria final e inicial, sendo que os indivíduos do grupo controle permaneceram em repouso entre as mensurações. Os isquiotibiais foram escolhidos por serem uma das principais musculaturas que sofrem encurtamento com o sedentarismo. A variação da amplitude de movimento do quadril verificada no grupo 1 (10,75 graus) pode ser explicada ao se analisar a estrutura da fáscia, a pressão a ela aplicada e sua propriedade plástica. Pôde-se concluir nesta pesquisa que a liberação miofascial é uma técnica com grande capacidade de alterar a amplitude de movimento corporal, demonstrando, portanto, a eficácia da técnica na restauração da extensibilidade de musculaturas encurtadas.

Clique aqui para abaixar esse artigo

Conteúdos relacionados

Lesão do Nervo Axilar Ir para: navegação, pesquisa

Lesão do Nervo Axilar

A lesão do nervo axilar é uma condição que afeta o nervo circunflexo, responsável pela inervação motora dos músculos deltóide e redondo menor. Esse tipo de lesão pode ocorrer por forças compressivas, tração após luxação anterior do ombro ou movimentos forçados de abdução da articulação do ombro. Os sinais e sintomas incluem dor na região deltóide e anterior do ombro, perda de movimento ou sensibilidade na área, além de fraqueza nos músculos inervados, comprometendo a abdução e a rotação externa. Uma lesão verdadeira do nervo axilar, como mononeuropatia, não costuma alterar os reflexos locais.

Epidemiologia e Etiologia da Lesão do Nervo Axilar

A paralisia do nervo axilar é relativamente rara, representando apenas 3% a 6% de todas as patologias do plexo braquial. A luxação anterior do ombro é a causa mais comum, podendo gerar trauma direto ao nervo. Estatisticamente, a proporção entre homens e mulheres é de 3:1, e entre 9% e 65% das lesões no ombro envolvem o nervo axilar. A incidência de lesões nervosas aumenta significativamente em pacientes com mais de 50 anos, especialmente se houver fratura associada ou se a luxação durar mais de 12 horas. A presença de fratura da cabeça umeral dobra a incidência de lesão nervosa.

Mecanismos de Lesão

Os principais mecanismos incluem luxação anterior ou inferior da cabeça do úmero, fratura do colo cirúrgico do úmero, abdução forçada do ombro e queda sobre a mão estendida (lesão FOOSH). Durante a luxação, o estiramento excessivo do nervo axilar sobre a cabeça umeral pode causar desde o alongamento da porção livre do nervo até avulsões do cordão posterior do plexo braquial. O nervo é vulnerável em vários pontos: origem no cordão posterior, face ântero-inferior do subescapular, cápsula do ombro, espaço quadrilateral e superfície subfascial do deltóide.

Classificação das Lesões Nervosas

As lesões nervosas são classificadas em três categorias principais, com base na classificação de Sunderland:

  • Neuropraxia (1º grau): axônio e camadas de tecido conjuntivo intactos, com diminuição da condução. Recuperação completa em 85% a 100% dos casos com manejo conservador em 6 a 12 meses.
  • Axonotmese (2º grau): dano axonal com preservação do endoneuro, que serve como guia para regeneração. Taxa de recuperação próxima a 80%, com sinais evidentes entre 3 e 4 meses.
  • Neurotmese (3º a 5º grau): dano axonal e ruptura variável das bainhas conjuntivas. Sem intervenção cirúrgica, geralmente não há recuperação.

A regeneração nervosa ocorre a uma taxa estimada de 1 mm por dia, tornando a recuperação um processo longo. O fisioterapeuta deve ajudar a gerenciar as expectativas do paciente.

Apresentação Clínica

A disfunção do nervo axilar pode ter apresentação variável e passar despercebida, pois a luxação ou fratura mascara os sintomas. No exame subjetivo, o paciente pode relatar dor leve, maçante e profunda no ombro lateral ou anterior, com irradiação ocasional para o braço proximal. Dormência e formigamento no braço lateral e/ou aspecto posterior do ombro (território C5-C6) podem persistir por 2 a 4 semanas. Outros sintomas incluem sensação de instabilidade, fraqueza para flexão, abdução e rotação externa, e fadiga precoce em atividades aéreas, levantamento de peso ou arremesso. Fatores de alívio comuns são repouso, gelo, analgésicos e anti-inflamatórios. Muitos atletas podem ser assintomáticos, queixando-se apenas de fraqueza e fadiga.

Diagnóstico Diferencial

Uma lesão do nervo axilar associada à luxação do ombro pode se apresentar de forma semelhante a outras condições:

  • Tríade Infeliz: luxação do ombro com ruptura do manguito rotador e lesão do nervo axilar, ocorrendo em 9-18% das luxações anteriores, com risco aumentado após os 40 anos.
  • Síndrome do Espaço Quadrilateral (QSS): compressão da artéria circunflexa posterior e do nervo axilar no espaço quadrilateral, comum em esportes de arremesso e natação. Caracteriza-se por dor generalizada, parestesias não dermatoméricas, ponto doloroso no espaço quadrilateral e achados positivos na arteriografia com abdução e rotação externa.
  • Lesão do cordão posterior do plexo braquial.
  • Radiculopatia cervical (C5-C6).
  • Síndrome de Parsonage-Turner (PTS): condição idiopática rara com dor intensa aguda sem mecanismo de lesão, seguida de fraqueza residual. Os sintomas não se relacionam com movimentos cervicais.
  • Outros nervos periféricos: nervo acessório espinhal (incapacidade de abduzir além de 90°), nervo torácico longo (dor na flexão completa do braço), nervo supraescapular (dor na flexão anterior, fraqueza), nervo musculocutâneo (flexão de cotovelo fraca).

Avaliação Fisioterapêutica

O exame físico deve iniciar com triagem completa da coluna cervical, avaliando dermátomos, miótomos e reflexos da extremidade superior. Em casos de luxação recente, verificar pulso radial, sensibilidade e movimento dos dedos. A avaliação clínica inclui inspeção visual, palpação, testes de força muscular, amplitude de movimento e testes especiais. A atrofia do deltóide pode ser visível, e o sinal do atraso da extensão (queda do braço ao tentar manter a extensão passiva) é um teste útil. A sensibilidade do exame sensorial é baixa (7%), reforçando a necessidade de avaliação eletrodiagnóstica em casos de fraqueza persistente.

Diagnóstico Clínico e por Imagem

O diagnóstico é confirmado por exame clínico detalhado e estudos de eletromiografia (EMG) ou condução nervosa. A EMG é o teste de escolha, mas danos significativos podem não ser detectados até 2-3 semanas após a lesão. Ela permite distinguir atrofia por dor de lesão nervosa e monitorar a recuperação. A ressonância magnética raramente é usada na avaliação inicial, sendo útil em diagnósticos diferenciais, mas um resultado normal não exclui lesão nervosa.

Tratamento Médico

Cirurgia

Há incerteza sobre o momento ideal para exploração cirúrgica, variando de 3 a 12 meses após a lesão. As indicações incluem suspeita de compressão por osteófitos, ausência de recuperação em 3-4 meses, ou falta de melhora após 3-6 meses de tratamento conservador. A cirurgia para instabilidade em jovens reduz o risco de novas luxações e lesão nervosa. Os procedimentos incluem neurólise, enxerto de nervo (comum uso do nervo sural) e neurotização. O prognóstico cirúrgico é bom em 90% dos pacientes, especialmente se realizado em até 6 meses.

Redução Não Cirúrgica

Após redução fechada da luxação, a imobilização varia conforme a idade: 4-6 semanas para homens jovens e 7-10 dias para idosos. Deve-se ter cautela na redução manipulativa para não agravar a lesão nervosa. Outros tratamentos incluem AINEs, repouso e gelo.

Fisioterapia na Lesão do Nervo Axilar

O manejo fisioterapêutico segue princípios semelhantes ao tratamento da luxação isolada, com ênfase no fortalecimento de deltóide e redondo menor, respeitando o tempo de cicatrização tecidual e evitando rigidez articular. A pesquisa atual é limitada, mas as fases de reabilitação são bem estabelecidas.

Tratamento Não Cirúrgico

0 a 2 semanas

  • Imobilização com tipoia após redução.
  • Mobilidade articular: exercícios passivos de flexão, extensão, abdução, adução e rotação interna; exercícios ativos para cotovelo, punho e mão, mantendo dor ≤ 3/10.

2 a 4 semanas

  • Amplitude de movimento passiva/ativa-assistida para ombro (flexão, rotação interna, adução). Evitar rotação externa e abdução no final da amplitude.
  • Exercícios ativos para cotovelo, punho e mão; exercícios pendulares para a glenoumeral.
  • Fortalecimento de músculos posturais/periescapulares e reeducação neuromuscular.
  • Precaução: não ultrapassar 90° de abdução e flexão, e rotação externa além do neutro nas primeiras 3 semanas.

4 a 6 semanas

  • Exercícios resistidos leves para deltóide, manguito rotador e músculos posturais.
  • Atividades em cadeia cinética fechada: flexões na parede, mesa e solo; transferências de peso.

6 semanas até a alta

  • Continuar amplitude de movimento, estabilização glenoumeral e escapulotorácica, propriocepção e mobilidade articular.
  • Iniciar atividades específicas do esporte ou trabalho, progredindo conforme a função. O retorno ao esporte é sugerido em torno de 12 semanas para atividades gerais e 16 semanas para esportes competitivos, com pelo menos 80% de força muscular e melhora na EMG.
  • O tratamento conservador pode durar de 3 a 6 meses. O fisioterapeuta deve monitorar a reinervação e comunicar ao médico se não houver melhora em 3-4 meses.

Fisioterapia Pós-Cirúrgica

Após reparo cirúrgico, recomenda-se imobilização por 4 a 6 semanas, seguida de reabilitação focada em ganho de amplitude de movimento e fortalecimento do ombro.

Conclusão

A lesão do nervo axilar, embora rara, exige atenção especial do fisioterapeuta, especialmente após luxações do ombro. O prognóstico é favorável com detecção precoce, devido ao curto trajeto de regeneração nervosa. O tratamento deve ser individualizado, combinando imobilização adequada, recuperação progressiva da função e fortalecimento muscular. A comunicação constante com a equipe médica é essencial para definir a necessidade de intervenção cirúrgica. Para aprofundar seus conhecimentos em avaliação e tratamento de disfunções musculoesqueléticas, considere explorar formações especializadas. Curso de Anatomia Palpatória

Perguntas frequentes

O que é uma lesão do nervo axilar?

É um trauma no nervo axilar, que pode ocorrer por compressão, tração após luxação do ombro ou movimento forçado de abdução, afetando a inervação dos músculos deltóide e redondo menor.

Quais são os sintomas de uma lesão do nervo axilar?

Os sintomas incluem dor no ombro, perda de movimento ou sensibilidade na área, fraqueza nos músculos deltóide e redondo menor, e possível dormência ou formigamento no braço lateral.

Como é feito o diagnóstico da lesão do nervo axilar?

O diagnóstico é baseado em exame clínico detalhado e confirmado por eletromiografia (EMG) ou teste de condução nervosa, que pode detectar a perda de condução nervosa.

Qual o tratamento fisioterapêutico para lesão do nervo axilar?

O tratamento inclui imobilização inicial, exercícios de amplitude de movimento, fortalecimento progressivo de deltóide e redondo menor, reeducação neuromuscular e retorno gradual às atividades, monitorando a recuperação nervosa.

Quando a cirurgia é indicada para lesão do nervo axilar?

A cirurgia pode ser indicada se não houver recuperação nervosa após 3 a 4 meses, ausência de melhora com tratamento conservador por 3 a 6 meses, ou suspeita de compressão no espaço quadrilateral.