radiofrequência pulsada: os anos passam e continuam com as mesmas incógnitas

Radiofrequência pulsada: incógnitas persistem após anos de uso

Radiofrequência pulsada: os anos passam e continuam com as mesmas incógnitas

JM Martin-Arroyo Trinidad

Coordenador Unidade de Dor. Hospital Universitário Puerta del Mar. Cádiz

 

Nos últimos anos, tem havido um grande desenvolvimento de técnicas de intervenção no tratamento da dor. Estes permitiram reduzir as doses de droga, menos efeitos colaterais dos mesmos e capacidade de resolução mais elevada de nossas unidades. Um desses procedimentos, e que tem sido mais útil, é a frequência de rádio em suas diversas formas, e está sendo usado em muitas doenças.

Frequência convencional térmico ou de rádio (RFC) foi utilizado para tratar a dor para a primeira vez por Shealy em 1975, e consiste na aplicação de uma onda de alta frequência (500 kHz), que atinge um aumento da temperatura local, a vibração das partículas em torno da ponta ativa, temperaturas atingindo assim em a faixa de 80-90 ou C. radiofreqüência modo pulsado (RFP) foi usado pela primeira vez em 1998 por Sluijter (1), e envolve a aplicação da referida onda de RF em forma pulso, ou seja, períodos de tratamento (20 msg período ativo) com períodos de silêncio (480 msg), permitindo, assim, a dissipação de calor são intercalados. Assim, o RFP não produz lesão térmica destrutivo (não exceder 42 ou C aprox.). Assim, uma vez que os primeiros estudos (2) indicou que o que iria fazer com que o efeito analgésico na RFP seria o campo eléctrico emitido na ponta da agulha e desempenham um papel neuromodulador na transmissão de estímulos dolorosos, categorizar esta técnica quanto “non destrutiva”. Tudo isso tem facilitado o uso de RFP nos nervos periféricos e no gânglio dorsal da medula raiz se espalhou muito facilmente e foi introduzido nos protocolos de nossa especialidade (3-5).

Mas o mecanismo de ação da RFP foi discutida por muitos anos e tem levado a muitos estudos que tentaram esclarecer este efeito analgésico. Os estudos em animais (6) mostraram que o nível de RFP microcelular provoca alterações na microscopia electrónica de axónio demonstrando diferentes graus de dano ou ruptura da membrana celular, mitocôndrias, microfilamentos e microtúbulos. Ele até aponta para a possibilidade de que a RFP tem um efeito selectivo sobre as fibras de menor calibre (fibras C e A-delta) e não à maior (A-beta), justificando assim o seu efeito analgésico sem danificar a função motora nervos (6,7).

Um estudo observou que o gânglio da raiz dorsal RFP produziu um aumento na expressão de c-fos no corno dorsal da espinal (mesmo para contralateral) (8). Outros autores também indicaram o possível efeito da RFP na modulação da inflamação através da atenuação da expressão de citocinas e outros mediadores (9,10) e possível ação na noradrenérgica descendente vias inibitórias e serotoninérgica ( 11).

Mesmo nos últimos anos, também aponta para a possibilidade de que a RFP realmente não pode ser classificado como “não-térmico” ou “não-destrutivo”. Deste modo, os picos de temperatura ( “spikes”) não detectadas pela cânula, que, teoricamente, foram observados com o uso da SDP, e temperaturas de cerca de 50-60 ou C, pode ser responsável por estes alterações ultra-estruturais devido a mecanismos microablación (2,12,13).

Assim, embora o mecanismo de acção analgésica da RFC é evidente, uma vez que é uma lesão puramente térmica que visa a destruição da via nociceptiva, não é assim com o mecanismo de RFP que, mesmo hoje , continua em debate em curso (14,15). Além disso, devemos também avaliar os resultados da radiofreqüência na nossa prática clínica. Em um estudo prospectivo, em que foi analisado o uso de RFC ramo medial e os gânglios da raiz dorsal RFP para tratar pacientes que estavam em uma lista de espera para cirurgia da coluna vertebral para diversas patologias disco e / ou faceta, observou-se uma melhoria significativa na intensidade da dor, função e qualidade de vida de até um ano após o tratamento, tornando 76% dos doentes tratados com radiofrequência rejeitado cirurgia de um ano (16).

No entanto, uma revisão Cochrane do ano passado em comparação com o tratamento com radiofrequência na dor lombar crônica observa a falta de provas da maioria dos nossos tratamentos (17). Ele indica que existem poucos estudos bem desenhados, no entanto, utilizou uma pequena amostra e resultados contraditórios. Tekin et ai. (18) compararam a RFC, RFP e placebo mostrando resultados a longo prazo para o RFC e Kroll et al. (19) também em comparação ambos os modos e frequência de rádio, no entanto, concluído que a curto prazo RFC alcançados melhores resultados mas não apresentou diferença significativa, a longo prazo. Mais recentemente, um estudo prospectivo comparou 300 pacientes com dor faceta mostrou eficácia com a RFP aos 6 meses (20).

Neste contexto, o estudo apresentado por Nebreda et al. na atual edição da nossa revista tenta fornecer novos dados sobre um assunto em que os resultados ainda não são claras. A amostra é pequeno, embora semelhante aos estudos anteriores, e os resultados mostram uma clara diferença a favor do RFC no tratamento da síndrome da faceta. Por outro lado, ele não relatar quaisquer casos de complicação que está em linha com o que foi apresentado por outros pesquisadores (21).

Em outras doenças, tais como nevralgia trigeminal, as conclusões são mais óbvia, porque a RFP foi mostrado claramente ineficiente em relação a RFC (6), enquanto que no tratamento de dor nos ombros, a RFP nervo supra-escapular em si tem demonstrado eficaz (22,23).

Isso nos faz perguntar-nos que talvez os “target”, na qual buscamos a denervação completa é RFC mais eficaz e ainda, naqueles dor neuropática em que não podemos permitir que a destruição dos nervos potenciais complicações, RFP pode ser uma opção segura e eficaz. É este é porque os resultados RFP em uma lesão menor térmica, mas também em RFC? Não sabemos.

Por todo o exposto, ainda continua a fazer perguntas sobre a radiofrequência pulsada para a qual não temos sido capazes de responder ainda:

– Qual deve ser o posicionamento ideal da agulha para “alvo”?

– A função do neuromodulador RFP é produzida pelo campo eléctrico ou devido a pequenas lesões microablativas produzidos pelos “picos” causados ​​temperatura na ponta da agulha?

– Qual é o tempo de tratamento ideal?

– Quais seriam os parâmetros eléctricos apropriados (tensão, frequência, duração de pulso, etc.)?

– Que implicações a plasticidade central destes tratamentos?

– Procedimentos RFP repetidas vai conseguir um aditivo efeito analgésico? (24).

Assim, acreditamos que este tipo de estudos comparativos prospectivos, conforme publicado pela Nebreda et al., Deve ser a linha que devemos seguir para fornecer evidência para a nossa prática clínica e começar um ciclo de melhoria contínua em nossos tratamentos por radiofrequência, tentando e para responder às perguntas que ainda hoje, nós ainda fazemos.

 



NOTA: Uma memória muito especial para Prof. Luis Aliaga, que conduziu o estudo a que nos referimos neste editorial. Nós sempre apresentar o seu afável, profissionalismo e paixão pelo seu trabalho .

 

bibliografia

1. Shanthanna H, Chan P, J McChesney, Paul J, Thabane L. Avaliação da eficácia do “pulso tratamento de radiofrequência de gânglio da raiz dorsal” em pacientes com dor radicular lombar crônica: Protocolo de estudo para um ensaio clínico aleatório. Trials. BioMed Central Ltd 2012; 13 (1): 52-4. [  links  ]

2. Cosman ER, ER Cosman. Campo elétrico e os efeitos térmicos no tecido em torno eletrodos de radiofreqüência. Dor Med 2005; 6 (6): 405-24. [  links  ]

3. Van Boxem K, van Bilsen J, de Meij N, Herrler A, Kessels F, Van Zundert J, et al. tratamento de radiofrequência pulsada ao lado do gânglio da raiz dorsal lombar para o tratamento da síndrome radicular lombossacral: Uma auditoria clínica. Pain Medicine 2011, 12 (9): 1322-0. [  links  ]

4. Van Boxem K, van Bilsen J, de Meij N, Herrler A, Kessels F, Van Zundert J, et al. tratamento de radiofrequência pulsada ao lado do gânglio da raiz dorsal lombar para o tratamento da síndrome radicular lombossacral: Uma auditoria clínica. Pain Medicine 2011, 12 (9): 1322-1330. [  links  ]

5. o Chao SC, Lee HT, TH Kao Yang MEU, Tsuei YS, Shen CC, et al. tratamento de radiofrequência pulsada percutâneo da cervical na dor lombar e radicular. Neurologia cirúrgico de 2008; 70 (1): 59-65. [  links  ]

6. Erdine S, Bilir A, Cosman ER, ER Cosman. Ultra-estruturais Mudanças na axônios após a exposição a campos de radiofrequência pulsada. Dor Pract 2009; 9 (6): 407-17. [  links  ]

7. Hamann W, Abou-Sherif S, S Thompson, Salão S. Pulsed radiofrequência aplicada ao gânglio da raiz dorsal provoca um aumento selectivo na ATF3 em pequenos neurônios. Eur J Dor 2006; 10: 171-6. [  links  ]

8. Van Zundert J, de Louw AJA, Joosten EAJ, AGH Kessels, Honig W, Dederen PJWC, et al. corrente de radiofrequência pulsada e contínua ao lado do gânglio da raiz dorsal do rato cervical bate -lhe induzir a atividade celular no corno dorsal. Anesthesiology 2005; 102 (1): 125-31. [  links  ]

9. Lin H, Lin W, R Huang, Chen L, Huang S, Chang C, et ai. radiofrequência pulsada espinhal activação inibido de proteínas quinases ativadas por mitógenos e início melhorou a dor neuropática em ratos. European Journal of Pain 2014; 18 (5): 659-70. [  links  ]

10. Vallejo R, Tilley DM, Williams J, Labak S, L Aliaga, Benyamin RM. radiofrequência pulsada expressão do gene regulador modula dor ao longo da via nociceptiva. Médico Dor 2013; 16 (5): E601. [  links  ]

11. Sluijter ME, Imani F. Evolução e modo de ação da radiofrequência pulsada. Anesth Dor Med 2013; 2: 139-41. [  links  ]

12. Chua NHL, Vissers KC, Sluijter ME. tratamento pulsado radiofrequência na intervencionista manejo da dor: mecanismos e potencial Indicações-um comentário. Neurochir Acta 2010; 153 (4): 763-71. [  links  ]

13. V Muñoz Perez JJ, JJ Pérez-Cajaraville, Berjano E. frequência de rádio teóricos biofísica aplicada a do tratamento de aspectos de dor. Rev Soc Esp Dor 2014; 21 (6): 351-8. [  links  ]

14. Van Boxem K, Joosten EA, van Kleef M, Patijn J, van Zundert J. pulsada tratamento de radiofrequência para a dor radicular: Onde estamos e para onde ir? Pain Medicine 2012; 13 (3): 3514. [  links  ]

15. Gallagher RM. tratamento de radiofrequência pulsada: mecanismos biológicos e evidência clínica. Dor Med 2005; 6 (6): 401-2. [  links  ]

16. Trinidad JM, Carnota A, Failde I, Torres LM. Radiofrequência para o tratamento da dor radicular lombar: Impacto das indicações cirúrgicas. Pesquisa dor e Tratamento 2015 DOI 10,1155 / 2015/392856. [  links  ]

17. Maas ET, Ostelo RWJG, Niemistö G, J Jousimaa, Hurri H, Malmivaara A, et al. denervação por radiofreqüência para dor lombar crônica. Cochrane Database of Systematic comentários 2015; 10: CD008572. [  links  ]

18. Tekin I, Mirzai H, Ok G, K Erbuyun, Vatansever D. Uma comparação da denervação por radiofreqüência convencional e pulsada no tratamento de dor nas articulações faceta crônica. Clin J Dor de 2007; 23 (6): 524-9. [  links  ]

19. Kroll HR, Kim D, Danic MJ, SS Sankey, Gariwala M, Brown M. Um estudo randomizado, duplo-cego, estudo prospectivo comparando a eficácia do contínua versus radiofrequência pulsada no tratamento da síndrome da faceta lombar. J Clin Anesth 2008; 20 (7): 534-7. [  links  ]

20. Colini-Baldeschi G. Avaliação da desnervação radiofrequência pulsada no tratamento de facetjoint dor crônica: Um estudo observacional. Anestesiologia e Medicina Dor de 2012; 1 (3): 168-73. [  links  ]

21. Cahana A, Van Zundert J, Macrea L, van Kleef M, Sluijter M. Pulsed radiofrequência: Current literatura clínica e biológica disponível. Med Dor 2006; 7: 411-23. [  links  ]

22. Liliang PC, Lu K, Liang CL, YD Tsai, Hsieh CH, Chen HJ. Pulsou lesão de radiofreqüência do nervo supra-escapular para a dor crônica no ombro: um relatório preliminar. Pain Medicine 2009; 10 (1): 70-5. [  links  ]

23. Gofeld M, Restrepo-Garces CE, Theodore BR, G. Pulsed radiofrequência Faclier do nervo supra-escapular para a dor crônica no ombro: Um estudo controlado por placebo, duplo-cego randomizado ativa. Prática Dor 2013; 13: 96-103. [  links  ]

24. Nagda JV, Davis CW, Bajwa ZH, Simopoulos TT. revisão retrospectiva da eficácia e segurança do pulsada e contínua lesão de radiofreqüência repetido do gânglio da raiz dorsal / nervo segmentar para a dor radicular lombar. Médico Dor 2011; 14 (4): 371-6. [  links  ]

Conteúdos relacionados

Eficácia da desativação dos pontos-gatilho miofasciais para o controle do zumbido

Desativação de pontos-gatilho miofasciais no tratamento do zumbido

Eficácia da desativação dos pontos-gatilho miofasciais para o controle do zumbido

Carina Bezerra RochaI; Tanit Ganz SanchezII

IPhD (Fisioterapeuta)
IIProfessora Livre-Docente (Professora Associada da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP)


RESUMO

Dor crônica nas imediações do ouvido pode influenciar o zumbido.
OBJETIVO: Investigar a eficácia da desativação de pontos-gatilho miofasciais na melhora do zumbido.
MÉTODO: Ensaio clínico randomizado com 71 pacientes com zumbido e síndrome dolorosa miofascial. O Grupo Experimental (n = 37) foi submetido a 10 sessões de desativação dos pontos-gatilho miofasciais e o Grupo Controle (n = 34), a 10 sessões de desativação placebo.
RESULTADOS: O tratamento do Grupo Experimental foi eficaz para o controle do zumbido (p < 0,001). Houve associação entre as melhoras de dor e zumbido (p = 0,013) e entre os lados da orelha com pior zumbido e do corpo com mais dor (p < 0,001). A presença de modulação (aumento ou diminuição) temporária do zumbido durante a palpação inicial dos pontos foi frequente em ambos os grupos, mas a diminuição temporária foi associada à melhora persistente do zumbido ao fim do tratamento (p = 0,002).
CONCLUSÃO: Além da avaliação médica e audiológica, os pacientes com zumbido devem ser avaliados para: 1) presença de dor miofascial próxima à orelha; 2) lateralidade entre ambos os sintomas; 3) diminuição temporária do zumbido durante a palpação do músculo dolorido. O tratamento deste subgrupo de pacientes pode ter melhor prognóstico que os demais.

Palavras-chave: ensaio clínico, síndromes da dor miofascial, zumbido.


INTRODUÇÃO

Zumbido é a percepção de som no ouvido ou na cabeça na ausência de sons externos, que ocorre em 10% a 15% da população adulta do mundo1. O início do zumbido pode ser associado a distúrbios do sistema auditivo e outros fora dele. Portanto, a associação entre zumbido e dor tem sido discutida em vários periódicos médicos recentemente2-4. Além disso, alguns relatos de caso sugerem associação entre zumbido e pontos de gatilho miofasciais (GMF)5-8.

GMF são pequenas áreas hipersensíveis localizadas em faixas mais endurecidas e palpáveis de músculo esquelético (músculo, fáscia ou tendão), que podem estar presentes ou não em indivíduos sem dor, mas que estão sempre presentes em indivíduos com síndrome da dor miofascial9. Espontaneamente ou sob estimulação mecânica, os GMF causam dor local e referida com um padrão bem definido para cada músculo10. Nossa experiência clínica prévia nos mostrou que os pacientes sofrendo de síndrome de dor miofascial em regiões da cabeça e pescoço também queixam de zumbido. Após a desativação dos GMF através de pressão digital, os pacientes comumente relatam alívio total ou parcial do zumbido, em alguns casos.

Após tal evidência clínica, fizemos um estudo caso-controle prévio e descobrimos que pacientes com zumbido têm cinco vezes maior propensão de terem GMF, e três vezes maior probabilidade de se queixarem de dor miofascial quando comparados a indivíduos sem sintomas. Além disso, 55,9% dos pacientes foram capazes de modular a sonoridade ou o tom do zumbido sob palpação dos GMF4. Tais pacientes foram rotulados como tendo zumbido somatossensorial.

Juntamente com nossas experiências prévias, nasceu um crescente interesse em zumbido somatossensorial, que começou a ser estudado a partir do ponto de vista de conexões neurais entre os sistemas auditivo e somatossensorial4. Mais do que esperado, descobriu-se que o zumbido era provocado ou modulado por estímulos advindos do sistema somatossensorial, semelhante àqueles que aconteciam sob palpação dos GMF4, contração muscular forçada da cabeça, pescoço e membros11,12 e estímulos cutâneos de regiões da mão e pontas dos dedos13.

Alguns estudos já se concentraram nos métodos de avaliação para o zumbido somatossensorial, mas parece ainda faltar pesquisas sobre o tratamento14. Assim, o objetivo desse trabalho é avaliar a eficácia da desativação dos GMF para o alívio do zumbido em pacientes com síndrome de dor miofascial por meio (i) de investigação sobre se o alívio do zumbido estaria associado ao alívio da dor; (ii) avaliação da localização e lateralidade de ambos os sintomas e (iii) investigação sobre se pacientes que modulam o zumbido têm melhor prognóstico após desativação dos GMF.

Clique aqui e abaixe o artigo acima completo

 


Confira outras informações sobre essa técnica

https://campcursos.com.br/copia/events/curso-liberacao-miofascial-florianopolis/

https://campcursos.com.br/copia/beneficios-liberacao-miofascial/

https://campcursos.com.br/copia/o-que-e-liberacao-miofascial-na-fisioterapia/

https://campcursos.com.br/copia/cursos/curso-de-liberacao-miofascial/

Conteúdos relacionados

Taping: tipos, aplicações e evidências na fisioterapia

Taping: tipos, aplicações e evidências na fisioterapia

Introdução

A taping é comumente usada por fisioterapeutas para:

alivie sua dor
melhorar a estabilidade da articulação
aumentar a confiança do atleta
reduzir a recorrência de lesões
prevenir ferimentos

Existem diferentes tipos de taping que podem ser utilizados:

A taping de cintagem rígida comumente usada em bandas ou cintas é freqüentemente referida como “taping esportiva” ou “taping atlética” e é mais frequentemente um estilo rígido de taping de cintagem.
A taping de cintagem elástica também pode ser usada quando menos rigidez ou suporte são necessários.
A taping cinesiológica é uma versão aprimorada da fita elástica esportiva que atua para auxiliar dinamicamente a função muscular.

taping como aplicar

A taping pode ser usada para:

estabilizar ou apoiar uma lesão
aliviar a dor descarregando estruturas vulneráveis ​​ou doloridas
facilitar o movimento normal, a ação muscular ou os padrões posturais.
Tipos de gravação
Kinesio Taping


Confira tambem

Teste de Yeoman

Bandagem elástica: descubra para que serve esse acessório


Kinesiology taping (KT) é uma ferramenta terapêutica e tem se tornado cada vez mais popular na arena esportiva. A fita adesiva tem sido usada há muito tempo para a prevenção e tratamento de lesões esportivas. KT não é usado apenas para lesões esportivas, mas para uma variedade de outras condições. Foi desenvolvido pelo quiroprático japonês na década de 1970 com a intenção de aliviar a dor [1] e melhorar a cicatrização dos tecidos moles [2]. Existem muitos benefícios propostos para KT, incluindo: facilitação proprioceptiva; fadiga muscular reduzida; facilitação muscular; redução da dor muscular de início tardio; inibição da dor; cura intensificada, como redução do edema e melhora da drenagem linfática e do fluxo sanguíneo [3].

Mulligan Taping

A Mobilização com Movimento (MWM) desenvolvida por Brian Mulligan FNZSP (Hon) da Nova Zelândia é reconhecida mundialmente em abordagens de terapia manual. Seu conceito é a aplicação de deslizamento articular acessório aplicado manualmente com movimento ativo sem dor concomitante. Durante o desenvolvimento dos MWMs, Brian Mulligan descobriu que o tratamento em alguns pacientes foi aprimorado quando ele utilizou a fita adesiva para complementar as forças direcionais fornecidas após a sessão de tratamento com MWM. A bandagem é aplicada em direções que complementam a força passiva MWM aplicada a uma articulação ou tecido mole.

McConnell Taping

A bandagem McConnell (também conhecida como bandagem patelar) é frequentemente usada para tratar pacientes com dor anterior do joelho, mais especificamente com pacientes com condromalácia patelar e síndrome da dor patelofemoral [4]. A fita corrige o rastreamento da patela dentro do sulco patelar medializando a patela. A técnica também alonga os tecidos moles laterais e fortalece o vasto medial oblíquo [5].

Referências

  1. Liu YH, Chen SM, Lin CH, Huang CI, Sun YN. Rastreamento de movimento no tecido do cotovelo a partir da sequência de imagens ultrassônicas para pacientes com epicondilite alteral. Procedimentos da 29ª Conferência Internacional Anual do IEEE EMBS Cite Interbationale, Lyon, França, 2007.
  2. Kahanov L. Kinesio taping, Part 1: Uma visão geral de seu uso em atletas.Athletic Therapy Today 2007; 12: 17-18.
  3. Basset KT, Lingman SA, Ellis RF. O uso e a eficácia do tratamento com bandagem cinestésica para doenças musculoesqueléticas: uma revisão sistemática. New Zealand Journal of Physiotherapy 2010; 38 (2): 56-62.
  4. Derasari A. et al. A bandagem de McConnell desloca a patela inferiormente em pacientes com dor patelofemoral: um estudo de imagem por ressonância magnética dinâmica. Jornal da associação americana de fisioterapia. Março de 2010. 90 (3): 411-419
  5. Naoko Aminaka e Phillip A Gribble; Uma revisão sistemática dos efeitos da bandagem terapêutica na síndrome da dor femoropatelar; Jornal de treinamento atlético; 2005 out – dez; 40 (4): 341-351

Confira um artigo sobre a taping

Evidência preliminar de que a taping não otimiza o acoplamento das articulações do pé e tornozelo em pacientes com instabilidade crônica do tornozelo.

Objetivo:

O movimento pé-tornozelo é afetado pela instabilidade crônica do tornozelo (IAC) em termos de cinemática alterada. Este estudo centra-se na multissegmentar pé-tornozelo movimento e junta de acoplamento em descalço e CAI gravadas pacientes durante os três subfases de postura em correr.

MÉTODOS:

Os dados do movimento segmentar do pé de 12 controles e 15 participantes do CAI durante a corrida com um padrão de golpe de calcanhar foram coletados por meio da análise da marcha. Os participantes do CAI realizaram testes de corrida em três condições, corrida descalça e corrida com alta e baixa concentração de corante. As variáveis ​​dependentes foram a amplitude de movimento (RoM) ocorrendo nos diferentes ângulos intersegmentos, bem como os coeficientes de correlação cruzada entre segmentos predeterminados.

RESULTADOS:

Não houve diferenças significativas de RoM para corrida descalça entre pacientes com CAI e controles. Em condições com taping, as duas primeiras subfases mostraram apenas alterações de RoM no mediopé sem redução aparente de RoM em comparação com a condição CAI descalço. Na última subfase, houve redução limitada de RoM no meio e no retropé. Os coeficientes de correlação cruzada destacaram uma tendência para um acoplamento articular mais fraco na condição CAI descalço em comparação com os controles. O acoplamento da junta nas condições CAI gravadas não mostrou otimização em comparação com a condição CAI descalço.

CONCLUSÕES:

A RoM não foi significativamente alterada para corrida descalça entre pacientes com CAI e controles. Em condições com taping, não houve tendência distinta para valores de RoM médios mais baixos devido às restrições mecânicas da taping. O acoplamento da articulação em pacientes com CAI não foi otimizado por bandagem.

Conteúdos relacionados

Tratamento com ondas de choque

Tratamento com ondas de choque

Tratamento com ondas de choque pode atenuar sintomas do “ombro congelado”, causado pelo diabetes:

Nos casos de “ombro congelado” em pacientes com diabetes, o tratamento extracorpóreo por ondas de choque pode ser um recurso terapêutico mais seguro do que as injeções de esteroides ou a cirurgia, de acordo com os resultados preliminares de uma pesquisa.

Os resultados de um pequeno estudo observacional não controlado foram publicados on-line em 29 de novembro no periódico Diabetes Care, pela Dra. Flavia Santoboni, psicóloga da Sapienza Università di Roma, na Itália, e colaboradores.

A capsulite adesiva, popularmente conhecida como “ombro congelado”, se caracteriza por dores fortes no ombro com limitação progressiva da mobilidade articular e incapacidade funcional. É o distúrbio musculoesquelético mais comum dos membros superiores entre diabéticos.

O tratamento do “ombro congelado” é feito com fisioterapia, administração de esteroides por via oral ou por injeções intra-articulares, terapia extracorpórea por ondas de choque e liberação capsular por artroscopia.

Tratamento com ondas de choque

Nos pacientes diabéticos, a duração do benefício dos esteroides pode ser mais curta e pode aumentar significativamente a glicemia. “Portanto, seria preferível evitar os esteroides e optar por terapias alternativas nesses indivíduos”, afirmaram os autores.

———-

Esta gostando deste post sobre “Tratamento com ondas de choque” então confira também nosso Curso de Ondas de Choque:

CURSO ONDAS DE CHOQUE

———-

O tratamento com ondas de choque pode ser alternativa aos esteroides para diabéticos com capsulite adesiva

O novo estudo — que acredita-se ser o primeiro a avaliar o tratamento extracorpóreo por ondas de choque nos desfechos funcionais de pacientes diabéticos com capsulite adesiva — recrutou 50 pacientes consecutivos (sete com diabetes tipo 1 e 43 com diabetes tipo 2), com média global da duração da dor decorrente da capsulite adesiva de 15,7 meses.

Os critérios de inclusão foram: diagnóstico de diabetes, dor no ombro, perda da amplitude do movimento em duas ou mais direções (abdução, flexão, rotação externa e rotação interna) > 75% durante pelo menos três meses e ausência de tratamento além de analgésicos nos últimos três meses.

Todos os pacientes receberam tratamento extracorpóreo por ondas de choque uma vez por semana ao longo de três semanas, com 2.400 pulsos no sentido anteroposterior na articulação anterior do ombro, usando uma densidade de fluxo de energia baixa/moderada (0,06 a 0,14 mJ/mm2, dependendo da tolerância individual à dor).

A melhora funcional foi importante, iniciando aos dois meses de tratamento, com melhora adicional aos quatro e aos seis meses. Esta melhora se traduziu na diminuição geral de 3,14 vezes da pontuação na Escala Visual Analógica, redução de 2,97 vezes da pontuação no Disabilities of the Arm, Shoulder, and Hand Score Questionnaire e aumento de 39,7% da pontuação do Constant Shoulder Score.

Não foram informados efeitos colaterais relevantes ao longo do estudo.

“Os resultados indicam que o tratamento extracorpóreo por ondas de choque pode ser eficaz, viável e bem tolerado, podendo, portanto, representar uma alternativa viável aos esteroides para o tratamento da capsulite adesiva em pacientes diabéticos”, afirmaram os autores.

No entanto, destacaram eles, “esses resultados precisam ser confirmados por um estudo randomizado controlado”.

Dra. Flavia Santoboni e colaboradores declaram não possuir conflitos de interesses relevantes ao tema.

Confira aqui o artigo completo (Tratamento com ondas de choque) em inglês – ARTIGO COMPLETO

———-

Gostou deste post sobre Tratamento com ondas de choque, então clique abaixo e confira nosso CURSO DE ONDAS DE CHOQUE – Curso com 10 horas/aula sendo teórico e prático. Os alunos saem aptos a aplicar a técnica. Incluso apostila colorida de fácil entendimento e certificado de conclusão.

CURSO ONDAS DE CHOQUE

Conteúdos relacionados

Complicações e Diagnostico da Fascite Plantar

Complicações e Diagnostico da Fascite Plantar

Em casos raros, a fáscia plantar pode se romper espontaneamente. O risco de tal ruptura é grandemente aumentado por uma história de tratamento com injeção de corticosteróide. [ 28 ] As seqüelas de ruptura a longo prazo ocorrem em aproximadamente 50% dos pacientes que apresentam uma ruptura da fáscia plantar. [ 28 , 29 ] Além disso, a tensão do arco longitudinal responde por mais de 50% das complicações crônicas da ruptura da fascia plantar. [ 28 , 29 ]

A injeção de corticosteróide na almofada de gordura superficial pode causar a necrose da almofada gorda, devido à perda da absorção de choque normalmente fornecida pela almofada de gordura superficial, com dor subsequente durante a fase inicial da fase de postura com a ambulação. Este desenvolvimento poderia criar uma deficiência significativa no caso de um caso de compensação do trabalhador.

As possíveis complicações incluem o achatamento do arco longitudinal e hipoestesia do calcanhar, bem como as possíveis complicações associadas à ruptura da fascia plantar. A tensão do arco longitudinal parece representar mais de 50% das complicações crônicas. [ 28 , 29 ]

 

 

Conteúdos relacionados

A fáscia plantar é uma estrutura fibrosa espessa que se estende do calcâneo até a base dos dedos, desempenhando um papel crucial na manutenção do arco longitudinal do pé e na absorção de impacto durante a marcha. Quando ocorre uma ruptura, seja espontânea ou traumática, as consequências podem ser significativas. A ruptura espontânea é rara, mas o risco aumenta consideravelmente em pacientes que receberam injeções de corticosteroides, que podem enfraquecer o tecido fascial. Estudos indicam que cerca de 50% dos pacientes com ruptura da fáscia plantar desenvolvem sequelas a longo prazo, como dor crônica e deformidades. A tensão excessiva no arco longitudinal é um fator que contribui para mais da metade dessas complicações crônicas, podendo levar a alterações biomecânicas que afetam a marcha e a postura.

Além disso, a injeção de corticosteroides na almofada de gordura superficial do calcanhar pode causar necrose dessa estrutura, resultando em perda da capacidade de absorção de choque. Isso pode gerar dor intensa durante a fase de apoio da marcha, especialmente no início do contato com o solo. Em casos de compensação trabalhista, essa condição pode representar uma deficiência significativa, impactando a capacidade funcional e a qualidade de vida do paciente. Outras complicações incluem o achatamento do arco longitudinal e a hipoestesia do calcanhar, que podem estar associadas a danos neurológicos ou mecânicos. O diagnóstico precoce e o manejo adequado são essenciais para minimizar os riscos e melhorar o prognóstico.

Indicações para a Auriculoterapia

Indicações para a Auriculoterapia

Indicações para a Auriculoterapia

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que pode ser usada de forma independente e complementar de qualquer outro tratamento. Esta técnica é muitas vezes referida como acupuntura de ouvido ou acupuntura auricular e consiste em tratar pontos muito precisos na orelha para fins terapêuticos. A auriculoterapia pode ser um ativo real onde o tratamento convencional não possui eficiência ou não pode ser usado mais por causa de efeitos colaterais sérios.

Indicações para a Auriculoterapia

Indicações para a auriculoterapia são inúmeras e cobre quase todas as disciplinas da medicina moderna:

Dor: dores de cabeça, enxaqueca, dor de dente, neuralgia do trigemino, dor nas costas, dor resultante da cirurgia, zona, artrite, fibromialgia, reuma, dor estomacal, dores relacionadas ao esporte

Digestão: problemas do estômago e do intestino como gastrite, refluxo, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, colite ulcerosa, hemorróidas, …

Indicações psicossomáticas: estresse, ansiedade, problemas de sono, fadiga crônica, irregularidades do ritmo cardíaco

Vias aéreas: sinisite, febre dos fenos, otite, rinite, asma, …

ENT: zumbido, vertigem, boca seca, problemas de deglutição, …

Neurologia: nevralgia, enxaqueca, zona, análise facial, conseqüências de CVA, queixas ansiodepressivas, sono

Problemas hormonais: problemas na menopausa, (pré) problemas menstruais, fertilidade, queixas durante a gravidez e parto 

Boca: dor no dente, problemas envolvendo articulação temporomandibular, …

Desintoxicações: tabac

Oncologia: conseqüências do câncer e seu tratamento como dor, nevralgia, problemas gastrointestinais, …

———-

Esta gostando deste post sobre Indicações para a Auriculoterapia ? Veja tambem outras informações sobre a auriculoterapia:

CURSO DE AURICULOTERAPIA

Acupuntura Estetica Facial

Introdução Sobre Acupuntura Estética Facial

VOCÊ SABIA DISSO…?

  • Você sabia que Hipócrates já usava auriculoterapia para tratar a impotência?
  • Você sabia que muitas belas mulheres egípcias tinham seus ouvidos tratados em pontos bem definidos para evitar a gravidez?
  • Você sabia que na China antiga, a auriculoterapia foi usada para tratar sintomas e conseqüências da hepatite?
  • Você sabia que na Turquia antiga, a auriculoterapia era usada cauterizando certos pontos da orelha?

Confira esse artigo completo para DOWNLOAD

Auriculoterapia Chinesa para melhoria de qualidade de vida de equipe de Enfermagem

Kurebayashi, Leonice Fumiko Sato; Silva, Maria Júlia Paes da.
Rev Bras Enferm; 68(1): 117-123, Jan-Feb/2015. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-744606

Resumo

Objetivo: avaliar a efi cácia da auriculoterapia para melhoria de qualidade de vida e redução de estresse em equipe de Enfermagem. Método: ensaio clínico randomizados 175 sujeitos em Controle (G1), Grupo Protocolo(G2) e sem Protocolo(G3). Foram avaliados pela Lista de Sintomas de Stress e SF36v2 no início, após 12 sessões e follow up (30 dias), entre janeiro/julho de 2012. Resultados: os dois grupos de intervenção reduziram o estresse (p<0.05), com efeito superior para o G3 (d=1,15). O G3 também foi superior na melhoria de qualidade de vida, especialmente no domínio físico (p=0.05). Conclusão: a auriculoterapia individualizada (G3) foi superior em efeito do que a auriculoterapia com protocolo (G2) para redução de estresse e melhoria de qualidade de vida.

Gostou deste post sobre Indicações para a Auriculoterapia ? Então confira também nosso Curso de Auriculoterapia que é teórico e prático e os alunos saem aptos a aplicar a técnica com ministrante de grande experiência na área !!
Outras informações:
campcursos@campcursos.com.br
WhatsApp (19) 99677-8054
Fone (19) 3091-0353

Conteúdos relacionados